Benvindos
Este é o local onde me proponho partilhar consigo a forma como sinto a cozinha. A influência da comida da minha mãe e a paixão pela dieta mediterrânea estão presentes em quase todas as receitas que fui preparando ao longo dos meus Domingos, sempre cheios de sabor.

Welcome
This is the place were i intend to share with you my feelings about food. My mother's lovely cooking and a passion for mediterranean diet give soul to all this recipes i have been cooking. In my kitchen, every Sunday is full of flavor.

Carlos Balona Gomes

26 February 2010

CARNE DE PORCO ALENTEJANA


Trata-se de um prato que é um verdadeiro clássico da cozinha tradicional alentejana, que poucos desconhecem e a que poucos conseguem resistir. Este singular abraço entre a terra e o mar encontra as suas origens no Sul de Portugal, onde a carne de porco de primeira qualidade proveniente do Alentejo se enlaçou com os sabores do mar do Algarve e das suas fabulosas amêijoas, criando esta sensação gustativa única que a todos deixa água na boca.
No nome do prato, a opção por “Carne de Porco Alentejana” em vez de “Carne de Porco à Alentejana” parece encontrar razoável sustentação no mote dado pelos alentejanos abastados que levavam na sua arca de viagem para as férias no Algarve a melhor carne de porco, a alentejana, à qual adicionavam as melhores amêijoas dos locais por onde se espraiavam. Naturalmente, sustentam muitos académicos da cozinha, foram os próprios algarvios a atribuir o nome a este prato, chamando-lhe simplesmente “Carne de Porco Alentejana”. As amêijoas, para eles, não eram novidade nem eram relevantes, eram simplesmente muitas e boas. Belos tempos, sem dúvida.
Sobre a receita em si, ela não é mais que a simples reunião de tenros e suculentos pedaços de carne de porco com amêijoas de boa qualidade. A carne é previamente temperada com massa de pimentão e os coentros frescos dão o toque final de cor e sabor.
Como em qualquer receita, existem muitas variações, todas justificadas pelo gosto pessoal ou pelas tendências de cada região. Pessoalmente, gosto de adicionar a este prato cubos de batatas fritas (o mais tradicional) e alguns vegetais em picles. Como sugestões de acompanhamento mais saudáveis, pode perfeitamente optar por batatas cozidas, salada ou até arroz branco. Quanto às amêijoas, deve certificar-se que são frescas e limpas de forma a poder cozinhá-las em conjunto com a carne, aproveitando assim todos os seus sucos e sabores. Uma nota final sobre a massa de pimentão que é habitualmente muito salgada, pelo que terá que ter cuidado com a adição de sal na preparação da sua Carne de Porco Alentejana.

VAI PRECISAR DE (serve 4):
600 gr de carne de porco de boa qualidade (Lombinho, de preferência);
2 colheres de sopa de massa de pimentão;
50 ml de azeite extra virgem;
2 colheres de sopa de banha de porco;
2 folhas de louro;
3 dentes de alho, laminados;
200 ml de vinho branco;
1 malagueta;
600 g de amêijoas de boa qualidade;
Azeitonas pretas;
Vegetais em picles (opcional).
Coentros frescos, picados grosseiramente;
2 colheres de sopa de sumo de limão;
300 g de batatas;

MÉTODO:
No dia anterior, prepare a carne de porco cortando-a em cubos ou em pequenas fatias e deixe-a a repousar numa marinada com a massa de pimentão, o alho, o vinho, o louro e a malagueta;
Numa caçarola aqueça o azeite com a banha de porco e aloure a carne juntamente com o louro e a malagueta;
Em lume brando, junte a marinada e deixe cozinhar, coberto, até que a carne fique macia (cerca de 30 minutos);
Se a carne ficar muito seca adicione um pouco mais de vinho ou água e envolva. Verifique o teor de sal;
Adicione as amêijoas à carne, baixe o lume e tape. Deixe cozinhar até que as amêijoas abram;
Corte o lume e adicione os coentros picados, as azeitonas e os picles. Envolva tudo com alguma suavidade;
Borrife com sumo de limão;
Sirva com batatas fritas em cubos ou cozidas. Outros acompanhamentos dependerão do seu toque pessoal.

2 comments:

  1. Meu querido Balona, vais precisar de 5 l de tinto da Ermelinda Freitas para regares bem esse apetitoso prato... só pelas fotos entusiasma.
    Grande abraço.
    FC

    ReplyDelete
  2. Querido Amigo,
    Até pode ser da Adega Cooperativa de Pégões, que ainda fica mais perto de casa.
    Grande abraço e Obrigado.
    Carlos

    ReplyDelete

Follow me