Benvindos
Este é o local onde me proponho partilhar consigo a forma como sinto a cozinha. A influência da comida da minha mãe e a paixão pela dieta mediterrânea estão presentes em quase todas as receitas que fui preparando ao longo dos meus Domingos, sempre cheios de sabor.

Welcome
This is the place were i intend to share with you my feelings about food. My mother's lovely cooking and a passion for mediterranean diet give soul to all this recipes i have been cooking. In my kitchen, every Sunday is full of flavor.

Carlos Balona Gomes

23 April 2010

CHOCOS À ALGARVIA

O Algarve é provavelmente a província de Portugal mais conhecida em todo o mundo. Situada no extremo Sul de Portugal continental, esta província é o destino turístico de eleição do meu país. Com uma paisagem que começa na serra, cheia de encostas e vales, e que termina numa vasta e diversificada costa marítima, o Algarve é banhado pelas águas do Atlântico, ainda com um forte aroma do Mediterrâneo. Esta província desenvolveu uma cozinha incrivelmente rica de sabores, com uma impressionante variedade de pratos em que a simbiose entre o peixe, o marisco e a carne é muito frequente.
Sobre os Chocos à Algarvia pouco há a dizer. Trata-se de um prato muito simples mas incrivelmente saboroso. Quem conhece, concorda, quem não conhece, vai concordar.


VAI PRECISAR (serve 4):
1,5 kg de chocos frescos, pequenos;
Sal e pimenta;
Azeite extra virgem;
8 dentes de alho, laminados;
½ cebola, picada;
2 folhas de louro;
1 colher de chá de colorau;
1 malagueta fresca;
Vinho branco;
Orégãos;
Coentros frescos;
Sumo de 1 limão;
400 gr de batatas novas, pequenas;


MÉTODO:
Aos chocos (por serem pequenos também são chamados “choquinhos”), retire apenas os olhos e a boca, deixando-os fechados para poderem conservar a tinta (por amostra, abra apenas um ou dois para verificar que não têm restos de peixe ou impurezas). Lave-os e tempere-os com sal grosso;
Coza batatas novas, de tamanho pequeno, com a pele, não as deixando cozer demasiado. Escorra, deixe arrefecer e retire-lhes a pele;
Numa caçarola grande, aqueça azeite extra virgem, alho, louro, sal, colorau e malagueta. Deixe cozinhar até o alho ficar macio mas sem dourar;
Neste azeite já perfumado com os mencionados ingredientes, salteie as batatas cortadas em metades durante cerca de 5 minutos, até ficarem um pouco douradas. Retire as batatas e reserve em local morno;
Ao azeite e alho que restar depois de saltear as batatas adicione mais um pouco de azeite, cebola, sal, orégãos e vinho branco. Deixe aquecer;
Adicione os chocos e tape a caçarola, deixando cozinhar cerca de 12 minutos em lume médio. Agite a caçarola algumas vezes para que os chocos rolem e se envolvam devidamente nos restantes ingredientes;
Retire a tampa e deixe reduzir o molho durante cerca de 10 minutos;
Se verificar que o molho é pouco, adicione um pouco mais de vinho branco e deixe cozinhar por mais alguns minutos;
Se quiser servir na caçarola, coloque as batatas em torno dos chocos, quase simulando uma flor. Se optar por servir num prato, faça a sua própria decoração;
Antes de servir, espalhe coentros frescos picados sobre todo o prato e borrife com sumo de limão;
Sirva acompanhado de salada verde;
Se tiver por aí um Pêra-Manca branco, telefone-me. Se for tinto, telefone na mesma!

5 comments:

  1. Meu caríssimo amigo,
    Cada vez fico mais impressionado com a tua "retórica" e com os teus dotes de ... fotógrafo!
    Imagina como é que fiquei ao ler a tua prosa e ver a espectacular foto do prato, agora que são 6,30h da tarde e neste dia em que não almocei...
    De resto, penso que o segundo acontecimento mais importante do ano para ti está quase a concretizar-se... A reserva do Marquês já foi feita esta semana. Gostaria que não se concretizasse já, mas sim em solo e relvado tripeiro.
    Já viste a vossa sorte (tua e do pilas) serem campeões neste ano!!!!!!!!!!
    Um grande abraço para os dois homens da casa e um beijinho para a pré-mamãzinha Fátima Cristina Nunes Neves de Oliveira
    JA

    ReplyDelete
  2. Esqueci-me de uma coisa.
    Fiquei sem saber se quem tiver um Pêra-Manca pode telefonar e terá direito ao petisco ou se há outra intenção nas taus palavras.
    Se a hipótese correcta for a primeira, agradeço que me confirmes com a celeridade possível porque vou agora sair do serviço e vou imediatamente a tua casa.
    JA

    ReplyDelete
  3. Meu querido amigo,
    Só agora li os teus comentários e não tive capacidade de reacção em tempo útil.
    Desses chocos já não há mais. Era uma receita antiga que saíu no jornal há quase um ano e que ainda não a tinha publicado aqui.
    Mas com Pêra-Manca ou sem ele, vou fazer-te um desafio: preciso de um ajudante para o dia 8 de Maio... Estás por Macau nesse dia? Estou com umas ideias interessantes para comemorar ums quantos acontecimentos inesquecíveis. Se quiseres RESERVA esse dia que logo falamos.
    Esta noite tive a companhia do meu filho na minha bancada central para ver a mão cheia de besugos d'Olhão. Que momento bom.
    Um bom Domingo para ti e para toda a tua bonita família.
    CBG

    ReplyDelete
  4. Socorro, estou a engordar com os pratos deliciosos do Carlos Balona que tento imitar em casa.
    Este espaço deveria ter uma advertência como alguns programas televisivos: "não tentem fazer isto em casa".
    De todo o modo, parabéns pelo requinte das receitas.

    ReplyDelete
  5. Pois, eu sofro com o mesmo problema porque não consigo cozinhar e ficar a ver a comida a arrefecer...
    Obrigado pelo generoso cumprimento.
    Carlos Balona

    ReplyDelete

Follow me