Benvindos
Este é o local onde me proponho partilhar consigo a forma como sinto a cozinha. A influência da comida da minha mãe e a paixão pela dieta mediterrânea estão presentes em quase todas as receitas que fui preparando ao longo dos meus Domingos, sempre cheios de sabor.

Welcome
This is the place were i intend to share with you my feelings about food. My mother's lovely cooking and a passion for mediterranean diet give soul to all this recipes i have been cooking. In my kitchen, every Sunday is full of flavor.

Carlos Balona Gomes

07 May 2010

FONDANT DE CHOCOLATE PICANTE

Tanto na civilização Maya como na civilização Azteca, o cacau era a base para uma bebida espessa, fria e amarga chamada “xocoatl”, que se acreditava ser um verdadeiro elixir. Uma vez que o açúcar não era conhecido pelos Aztecas, compreendem-se as várias tentativas de “adocicar” esta bebida, com tentativas de adição de várias especiarias, entre as quais, imagine, o piri-piri. Não se pode, pois, dizer que esta deliciosa e excitante combinação de chocolate e picante seja uma nova receita!
Não como uma bebida mas como um fondant ou bolo de lava, deixo-lhe aqui a sugestão para uma sobremesa de patamares bastante superiores à simples combinação de ingredientes, onde o exotismo e até a libido podem estar presentes.
Claro que pode sempre reduzir ou até cortar este maravilhoso ingrediente que é o piri-piri!
Digo-lhe apenas que é uma sobremesa muito simples de preparar onde o ponto mais importante é o grau de cozedura dos seus fondants, tendo em conta que se pretende obter uma parte exterior sólida e uma parte interior ainda líquida, lembrando a lava a escorrer de um vulcão pela encosta de uma montanha no momento em que se deliciar com a sobremesa. Deve, por isso, estudar o seu forno. Se cozer demais o seu fondant nas primeiras vezes, não desista, na próxima vez ficará perfeito. Se o cozer de menos, imagine-se a comer uma boa mousse de chocolate, quente e picante. Mas nunca, nunca deixe de comer o seu fondant porque se trata de um verdadeiro elixir da juventude, como poderá subtilmente constatar!


VAI PRECISAR DE (Serve 4):
200 gr de chocolate preto de boa qualidade;
120 gr de manteiga, mais um pouco para untar, à temperatura ambiente;
15 gr de açúcar;
4 ovos;
40 gr de farinha, peneirada;
1 colher de chá de piri-piri em pó;
Cacau em pó, para polvilhar;
Açúcar em pó, para polvilhar;
4 formas de barro ou cerâmica com 7,5 cm de diâmetro.

MÉTODO:
Aqueça o seu forno a 200º C;
Em banho maria, derreta lentamente o chocolate e a manteiga;
Retire do lume e envolva muito bem;
Deixe arrefecer durante 10 a 15 minutos;
Incorpore os ovos, um a um, envolvendo bem;
Adicione o açúcar, a farinha e o piri-piri, envolvendo muito bem;
Unte as formas com manteiga e polvilhe com cacau em pó, retirando algum excesso;
Divida a mistura de chocolate pelas 4 formas e leve ao forno já quente durante cerca de 12 minutos a 200.ºC – lembre-se, o exterior deve estar sólido e o interior ainda líquido;
Retire do forno e deixe arrefecer antes de desenformar;
Retire os fondants das formas com algum cuidado e coloque-as em pratos mornos. Polvilhe com açúcar em pó e sirva;
Combina na perfeição com gelado ou sorvete de baunilha, limão, laranja ou maracujá.

No comments:

Post a Comment

Follow me