Benvindos
Este é o local onde me proponho partilhar consigo a forma como sinto a cozinha. A influência da comida da minha mãe e a paixão pela dieta mediterrânea estão presentes em quase todas as receitas que fui preparando ao longo dos meus Domingos, sempre cheios de sabor.

Welcome
This is the place were i intend to share with you my feelings about food. My mother's lovely cooking and a passion for mediterranean diet give soul to all this recipes i have been cooking. In my kitchen, every Sunday is full of flavor.

Carlos Balona Gomes

22 January 2010

A CARBONARA DO CARLITOS

Esparguete à Carbonara é provavelmente uma dos pratos mais populares da cozinha italiana, existindo várias lendas sobre a origem deste nome. A palavra italiana “carbone”, que significa carvão, é parte desta história. Há quem acredite que esta receita foi originalmente preparada para retemperar as forças dos trabalhadores das minas de carvão. Outros sugerem que a receita foi baptizada desta forma em razão dos cubos de “pancetta” e da pimenta misturados com a massa, lembrando pequenos pedaços de carvão. Outros ainda sugerem que esta receita foi criada em homenagem à Carbonária, sociedade secreta importante no processo de unificação da Itália.
Tradicionalmente o esparguete à carbonara é cozinhado com cinco ingredientes básicos: a massa (geralmente esparguete), a “pancetta” (variedade italiana de toucinho fumado), os ovos, o queijo e o azeite. É claro que na preparação deste prato se podem encontrar centenas de diferentes combinações de ingredientes em resultado das adaptações ao gosto pessoal ou às diferentes regiões do globo onde é cozinhado.
Sobre a massa, pode escolher esparguete, fettuccine, linguine, bucatini, penne ou qualquer outro tipo da sua preferência. Sobre a panchetta, pode substituí-la por guanciale ou qualquer outro tipo de toucinho fumado de boa qualidade. Sobre o queijo, se não conseguir encontrar Pecorino, use apenas Parmesão.
A minha carbonara leva alecrim e salsa como ervas aromáticas. Frito a pancetta a baixa temperatura e completamente coberta de azeite, em alternativa à forma mais habitual de a fritar em pouco azeite, até ficar estaladiça e dourada. É apenas a forma como gosto de cozinhar este prato.

VAI PRECISAR (serve 4):
500 gr de esparguete;
400 gr de pancetta, em pequenos cubos;
200 ml de azeite extra virgem;
2 hastes de alecrim fresco;
100 gr de queijo Parmesão, ralado;
100 gr de queijo Pecorino, ralado;
5 ovos de boa qualidade;
Pimenta preta para moer;
Sal;
Salsa fresca, picada;

MÉTODO:
Num tacho grande, ferva água com um bom punhado de sal grosso;
Num tacho pequeno aqueça o azeite, o alecrim, a pancetta em cubos deixando fritar em lume brando durante 10 minutos (o azeite deve cobrir a pancetta por inteiro, originando um processo entre a fritura e a cozedura). Corte o lume, retire o alecrim e reserve;
Bata os ovos com metade dos queijos Parmesão e Pecorino, sal, pimenta e reserve;
Quando a água estiver a ferver junte-lhe a massa e deixe cozer até ficar al dente (a cozedura oscilará entre 8 a 10 minutos, dependendo da espessura e qualidade da massa);
Escorra a massa muito bem e devolva-a ao tacho onde a cozeu;
Enquanto executa os últimos passos, certifique-se que todos os interessados na refeição já estão a caminho da mesa, prontos a comer;
Em lume brando, envolva a massa com o azeite e a pancetta;
Quando estiver bem quente, corte o lume e envolva a mistura dos ovos com o queijo e, já no recipiente que usar para servir, polvilhe com o resto dos queijos já ralados;
Polvilhe finalmente com salsa picada e sirva imediatamente.

No comments:

Post a Comment

Follow me