Benvindos
Este é o local onde me proponho partilhar consigo a forma como sinto a cozinha. A influência da comida da minha mãe e a paixão pela dieta mediterrânea estão presentes em quase todas as receitas que fui preparando ao longo dos meus Domingos, sempre cheios de sabor.

Welcome
This is the place were i intend to share with you my feelings about food. My mother's lovely cooking and a passion for mediterranean diet give soul to all this recipes i have been cooking. In my kitchen, every Sunday is full of flavor.

Carlos Balona Gomes

11 February 2010

BROAS DE NOZ E AÇÚCAR MASCAVADO

As Broas são tradicionalmente cozinhadas durante os feriados religiosos cristãos, nomeadamente na quadra do Natal. Por todo o país são confeccionadas diversas variedades de broas, tais como as broas de milho, broas castelares e estas broas de noz e açúcar amarelo ou mascavado, com origem na zona de Abrantes, nas margens do rio Tejo. De forma um pouco mais precisa, há quem atribua a origem desta receita a Alferrarede, uma localidade perto da referida cidade. A receita chegou-nos pela mão da Anabela, nossa querida prima, que a quis partilhar connosco.
O pão feito com farinha de milho ou de centeio também é chamado de broa, mas hoje vamo-nos concentrar apenas nestes bolinhos doces. Estas broas são perfeitas para guardar durante longos períodos de tempo, sempre prontas a acompanhar uma chávena de café ou de chá. A erva doce em pó e a canela em pau dão a estes bolinhos um sabor especial de que vai gostar de certeza. Experimente!

VAI PRECISAR DE:
500 ml de água;
250 ml de azeite extra virgem;
500 gr de açúcar amarelo ou mascavado;
150 gr de miolo de noz, picado;
10 gr de erva doce em pó;
15 gr de paus de canela;
500 gr de farinha;
2 colheres de sopa de farinha de milho;

MÉTODO:
Primeiro passo:
Numa caçarola junte água, azeite, açúcar, miolo de noz, erva doce em pó e paus de canela;
Ferva durante cerca de 5 minutos, corte o lume e deixe arrefecer;
Segundo passo:
À mistura já morna junte a farinha de trigo e a farinha de milho;
Mexendo sempre, deixe cozinhar em lume médio até atingir a textura de massa de pão e uma cor castanha escura (mexa energicamente durante cerca de 10 a 15 minutos, o que será um bom exercício para os braços);
Deixe arrefecer de novo até conseguir manejar a massa por forma a moldá-la;
Terceiro passo:
Retire os paus de canela;
Molde a massa na forma de folhas de árvore com cerca de 7,5 cm;
Disponha as broas num tabuleiro de ir ao forno e coza-as em forno pré-aquecido a 220º durante 10 a 15 minutos;
Depois de as retirar do forno polvilhe com açúcar e deixe arrefecer.

1 comment:

  1. Humm! Para mim, que adoro nozes, devem ser uma delícia!

    ReplyDelete

Follow me